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'Tem vida zero?' - Parte I

Sonic foi lançado pela Sega em 91 para conseguir o que Alex Kidd não chegou nem perto: ameaçar o reinado de Super Mario Bros., a lenda da Nintendo que, de tão influente que é, dá nome a este blog (precisa mais?). Criado por Naoto Oshima, o porco-espinho azul mais famoso do mundo logo conquistou nossa geração com efeitos fantásticos de som, cor e textura. Mesmo que não tenha alçado a era mitológica que Mario alcançou, entrou para a posteridade como uma das franquias mais bem-sucedidas da história dos games.

Em um mundo atual dominado por RPGs chatos, há espaço para quem ainda se divirta com os jogos plataforma ou com o bom e velho 2-D. Hoje, a Sega passou de um megaconglomerado para uma mera desenvolvedora de jogos. Por incrível que pareça, ainda toca em frente a série Sonic, mas para PS3, X-Box, GameCube e outras coisas que ninguém mais gosta. Não como na época dos bons e velhos Mega Drive, Master System e, vá lá, Super Nintendo.

Sonic é um desses jogos que deixa saudades, com espaço intocável no panteão sagrado de games como Pac Man e Space Invaders. Gente saudosista como eu tem como matar as saudades, baixando as boas e velhas ROMs por aí, embora não seja tão legal quanto ligar o botão e ler aquelas letras brancas que diziam 'produced by or under license of Sega enterprise co.'.

Para desocupados em geral, elaboramos (bom, elaborei) a lista dos 12 chefes mais legais da história de Sonic. Originalmente seriam cinco, depois dez... Mas foi impossível e fizemos 12. Agradeçam que não são todos, pois fases como a desconhecida Doomsday mereciam.

12. Casino Night Zone

Casino Night Zone, uma das fases mais legais de Sonic2 (e de toda a série Sonic), tinha um chefe bem bacana. Depois de passar por inúmero caça-níqueis e, que podiam render até 200 rings, Sonic se deparava com uma nave de Robotnik que praticamente atacava de DJ. Enquanto ele deslizava horizontalmente pela tela, disparava bolas que explodiam no chão. Para passar por ele, alguns impulsos ou loopings e pancadas na cabeça. Fácil de matar, abre a lista pela originalidade, já que jamais foi copiado.

11. Death Egg Zone

O olho gigante da Death Egg Zone de Sonic & Knuckles é um dos chefes mais assustadores de toda a série. Uma porque ele tem uma série de bolas explosivas girando ao seu redor. Quando você ataca, uma delas explode e lança espinhos em você. Quando as bolas terminam, o olho começa a soltar um laser gigantesco em direção ao chão. Não bastasse o laser, o bicho ainda te persegue e sai girando umas plataformas assassinas na sua direção.

É pouco ou quer mais? É difícil de matar sem perder os rings. Mas um Hyper Sonic como o da foto torna tudo mais fácil. Com tanta ignorância do monstro assim, que sai com zap e sete copas em cima de você, não tinha como não arrumar um lugarzinho para ele aqui, certo?

10. Wing Fortress Zone

Depois de uma das fases mais complicadas de Sonic 2 (de toda a série), nada de naves que te atacam ou algo do gênero. Após toda uma tarde jogando, Sonic era obrigado a percorrer toda a fuselagem de um avião em pleno ar, onde qualquer errinho poderia custar caro. Era esse o cenário para o chefe da Wing Fortress Zone.

De fato, nada de navezinhas cuspindo fogo. Cercado por uma parede laser que restringia os movimentos, Sonic era atacado por um feixe também de laser. Enquanto isso, plataformas assassinas giratórias voavam cegamente por aquele pequeno “aquário”, sobre as quais Sonic tinha que se virar para se apoiar naquilo sem se machucar, e ainda atacar o laser. Ganha a peleja, Robotnik foge em um foguete, e o famoso aviãozinho turbinado de Tails aparece para perseguir o pilantra até a Death Egg Zone. Vale pela inovação!

9. Mystic Cave Zone

As brocas assassinas do chefão da Mystic Cave Zone de Sonic 2 foram daquelas que deram origem a um padrão de chefes. Depois daquele Dr. Robotnik, houve inúmeros outros que subiam e desciam das paredes despejando pedras e estalactites. Mas este foi o primeiro deles, e que seria copiado depois em Hidden Palace Zone, Marble Garden Zone e outras.

Não é um chefe difícil. Basta ficar desviando das estalactites que caem e pular em cima do bicho quando ele atravessar a tela. Dizem as más línguas que a proteção de bolha de Sonic 3 rebate as estalactites, mas uma coisa é certa: dá pra atacar o todo-poderoso de Mystic Cave mesmo quando ele está com as garras para cima. Basta pular entre elas, o que - tudo bem - não é fácil.